quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Reunião com os PCs dia 28/02/2012 (análise de questão/fuso horário)







sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Atividade (Continente Africano)

1- Qual alternativa que apresenta de maneira correta climas pertencentes ao continente africano:
a) Desértico tropical e semipolar;
b) Desértico, Tropical e polar;
c) Coníferas, mediterrâneo e equatorial;
d) Desértico, tropical e equatorial.

2- Quais são as grandes áreas desérticas que o continente africano possui:
a) Saara e o do Colorado;
b) Saara e o de Gobi;
c) Gobi e o do Colorado;
d) Saara e o Kalahari.

3- A África do Norte é composta por quais países:
a) Egito, Líbia, Tunísia, Argélia, Marrocos, Saara Ocidental e Nigéria.
b) Egito, Líbia, Tunísia, Argélia, Marrocos, Saara Ocidental e Mauritânia.
c) Egito, Líbia, Tunísia, Argélia, Marrocos, Saara Ocidental e Zâmbia.
d) Egito, Líbia, Tunísia, Argélia, Marrocos, Saara Ocidental e Camarões.

4- Quais são os indicadores do IDH:
a) educação, saúde e tecnologia.
b) educação, saúde e sistema político.
c) educação, saúde e renda (PIB/ per capita).
d) educação, saúde e índice de desenvolvimento.

5- Na região próxima à linha do Equador, o principal rio africano é:
a) Vaal.
b) Orange.
c) Limpopo.
d) Zambeze.

Atividades (Relevo, Península, América do Norte)

1- Quais são os tipos de relevo predominante no espaço brasileiro:
a) Planalto e Depressão.
b) Planalto e Montanhoso.
c) Planalto e Planície.
d) Planície e Depressão.

2- O que é uma península:
a) Existe somente uma península no mundo que é a Ibérica.
b)Massa de terras emersas que se projeta em direção ao oceano, permanecendo ligada ao continente por uma pequena faixa de terra.
c) Massa de terras emersas que se projeta em direção ao continente, permanecendo ligada ao continente por uma pequena faixa de terra.
d) Massa de terras emersas que se projeta em direção ao oceano, possui uma certa aproximação do continente.

3- O que são Apalaches:
a)Massa de terras emersas que se projeta em direção ao oceano, permanecendo ligada ao continente por uma pequena faixa de terra.
b) Massa de terras emersas que se projeta em direção ao continente, permanecendo ligada ao continente por uma pequena faixa de terra.
c) Massa de terras emersas que se projeta em direção ao oceano, possui uma certa aproximação do continente.
d) É uma formação montanhosa composta por dobramentos antigos, no leste dos Estados Unidos.


4- Com respeito aos climas do Canadá, é incorreto afirmar:
a)O clima polar que se registra no norte do continente americano possibilita a formação de diversas florestas que são amplamente aproveitadas pela indústria de papel e de celulose do Canadá.
b) As baixas temperaturas registradas na porção norte do território dificultam a presença humana nessa área.
c) O clima temperado continental que ocorre nas pradarias tem quatro estações do ano bem definidas. Isso possibilita aos agricultores, associado a outros fatores, grandes produções de trigo.
d) A tundra é o tipo de bioma característico da região norte do Canadá, onde ocorre o clima polar.

5-(Unifesp) A costa oeste dos Estados Unidos da América apresenta:
a) polos tecnológicos na região conhecida como Vale do Silício, que combina universidades e empresas.
b) grande presença de mão de obra migrante, devido à proximidade com fronteira mexicana.
c) maior possibilidade de furacões que a costa leste, devido à presença de falhas geológicas.
d) menor densidade populacional na porção sul que no norte, em função das temperaturas mais baixas.

6-(UEL-PR) Em relação à agricultura dos Estados Unidos, é incorreto afirmar:
a) Caracteriza-se pelos cinturões agrícolas ou belts.
b) Apresenta um elevado grau de mecanização.
c) Caracteriza-se por empregar a maior parte de sua população em atividades agrícolas.
d) Detém o maior índice de produtividade do planeta.

Atividades (Estado, questões regionais do Brasil, Amazônia)

1- Quais são os três elementos de formação e consolidação do Estado:
a) População, símbolos e governo;
b) População, território e governo;
c) População, bandeiras e política;
d)Símbolos, bandeiras e política.

2-(UFPI) Com relação à questão regional no Brasil, assinale a alternativa correta:
a) Os complexos regionais em que foi dividido o Brasil: Centro-Sul, Nordeste e Amazônica obedecem ao limite político-administrativa.
b) A Amazônia caracteriza pela presença da floresta equatorial e pelas elevadas densidades demográficas.
c) O nordeste vem se destacando pelo seu grande desenvolvimento urbano-industrial em relação às outras regiões.
d) O Centro-Sul destaca-se como o centro econômico do país, concentrando a maior parte da produção industrial e agropecuária.


3-(UFAL) A Amazônia brasileira passou a viver anos movimentados e a conhecer um período de prosperidade excepcional, com o chamado Ciclo da Borracha, que durou de 1870 e 1910. Entre as conseqüências desse ciclo, podem ser mencionadas as seguintes, exceto o fato de que esse ciclo:
a) assegurou ao Brasil, na época, o primeiro lugar na produção mundial.
b) garantiu a posse do território do Acre.
c)povoou a Amazônia com um grande número de sertanejos do Nordeste brasileiro.
d) estimulou diretamente a garimpagem de diamantes, sobretudo nos vales fluviais próximos a Manaus. 

4- Quais características apresentadas  que pertencem as matas de igapó, várzea e terra firme respectivamente:
a) Floresta permanente alagada, periodicamente alagada, área que não é alagada em nenhum período.
b)Floresta seca, úmida e fria.
c) Floresta que possui uma grande quantidade de espécies, pouca espécies, fria.
d) Floresta permanente alagada, periodicamente alagada, fria.

5- (UA-AM) As políticas territoriais amazônicas para o desenvolvimento regional, acarretaram sofrimento e impactos para muitas vilas e cidades da Amazônia. Assinale a alternativa que melhor expressa as conseqüências dessas políticas para a população local.
a) Desorganização das economias tradicionais e estagnação de muitas cidades ribeirinhas pouco favorecidas pelas políticas de desenvolvimento.
b)Desenvolvimento das economias tradicionais e crescimento desordenado das capitais da região.
c) Desenvolvimento das economias tradicionais em decorrência do crescimento de novos centros urbanos.
d) Estagnação de muitas de muitas cidades ribeirinhas pouco favorecidas pelas políticas de desenvolvimento e inovação das capitais regionais.

6- (UFAC) Sobre os graves problemas ecológicos que vêm ocorrendo na Amazônia, marque a alternativa incorreta:
a) Perda da biodiversidade e extinção de certas espécies animais.
b) Expulsão de indígenas e posseiros.
c) Aumento da quantidade de gás carbônico na atmosfera provocado pelas queimadas.
d) Aumento da fertilidade do solo provocado pelas queimadas das florestas.

7- (UA-AM) Entre as regiões brasileiras, a Amazônia é a de maior extensão territorial e é onde as condições ambientais estão mais bem conservadas. Das alternativas abaixo, marque  a que corretamente caracteriza os aspectos geográficos dessa região:
a) As terras baixas ocupam a maioria de sua extensão, estando as de maior altitude situadas ao norte da região no Planalto das Guianas.
b) Os rios são caudalosos e intermitentes.
c) Os solos são em geral muito férteis e apropriados para a agricultura convencional.
d) A biodiversidade é caracterizada por um pequeno número de espécies, representadas por grande quantidade de indivíduos.

Atividades (Agricultura, Conurbação e Megalópole)


1- Assinale a alternativa correta a respeito do sistema de jardinagem.
a) Trata-se exatamente do mesmo sistema de roça. A única diferença é que ele é praticado na Ásia.
b ) É  o sistema agrícola que está baseado na monocultura de exportação e utiliza grandes latifúndios.
c)É o sistema de agricultura familiar em pequena s propriedades, no sul e sudeste asiático. Alcança alta produtividade em países ricos que concluíram sua reforma agrária.
d) é o sistema de agricultura familiar, empregado na América Latina, em que se dispõe de pouco capital para investimento e cuja produção está voltada para subsistência.

2- Em que se norteia a agricultura de precisão:
a) Se norteia na utilização de máquinas.
b) Utilização simplesmente conhecimentos teóricos de geologia.
c) Utiliza o GPS que identifica a real condição da área cultivada para devidas providências.
d) Utiliza sementes melhoradas.

3- Doenças emergentes são:
a) doenças do campo.
b) doenças da área urbana.
c) doenças que retornam com certas mudanças.
d) doenças que atingem apenas seres humanos.

4- O que é conurbação:
a) conjunto de vias (ruas, avenidas, estradas) pertencentes a uma cidade.
b) é o processo em que duas ou mais cidades ultrapassam seus limites administrativos municipais para forma uma única mancha urbana ou extensão da cidade.
c) é o crescimento acelerado de uma cidade.
d) é a conjuntura de dois bairros.

5- Em quais áreas se localiza as três principais megalópoles do mundo:  
a) norte dos EUA; interligada entre Dinamarca e Inglaterra (países europeus); Japão (região de Tóquio).
b) norte dos EUA; interligada entre Noruega e Inglaterra (países europeus); Japão (região de Tóquio).
c) norte dos EUA; interligada entre França e Inglaterra (países europeus); Japão (região de Tóquio).

d) norte dos EUA; interligada entre Irlanda e Inglaterra (países europeus); Japão (região de Tóquio).

Atividades (Guerra Fria; Ergs e Regs; Oásis; Shael).

1- Qual foi o primeiro país a deixar de ser comunista:
a) Ucrânia;
b) Rússia;
c) Polônia;
d) Lituânia.

2- Por quantos países a URSS era composta:
a)13 países;
b)14 países;
c) 15 países;
d)16 países.

3-Qual foi o papel de Cuba e do Japão na Guerra Fria:
A - Foram locais que somente foram instaladas bases militares;
B - Foram alvos;
C - Serviram de vitrines, mas cada país com respectivo sistema;
D - Foram centros de desenvolvimento de armas nucleares.

4- O que é “ergs e regs” respectivamente:
a) Desertos pedregosos e terrenos alagados;
b) Desertos pedregosos e área que possui uma grande quantidade de biodiversidade;
c) Terrenos arenosos e desertos pedregosos.
d) Terrenos arenosos e terras alagadas.

5- Onde formam-se os oásis:
a) Se forma em regiões montanhas;
b) Se formam em regiões mais baixas, onde os lençóis freáticos afloram na superfície;
c) Se forma em regiões mais baixas, onde se localiza somente uma área arenosa;
d) Se forma em regiões mais baixas, onde se localiza somente uma área pedregosa.

6- O que é o Shael:
a) É uma área de transição do clima semiárido para os climas mais frios;
b) É uma área de transição do clima desértico para os climas mais úmidos.
c) É uma área de transição do clima subtropical e o polar.
d) É uma área de transição do clima desértico e o polar. 

Atividades (Terremoto, Rochas, Erosão e Chorume).


1 - O que é hipocentro e epicentro respectivamente:
a) Movimentação das placas tectônicas e suas rotas;
b)Envolve o núcleo da Terra, que possui em grande parte ferro e níquel.
C) Envolve abalos sísmicos; o primeiro é o local no interior da crosta onde o sismo se origina é denominado hipocentro, enquanto que o ponto exatamente na acima na superfície é chamado epicentro.
d) Envolve atividades vulcânicas, onde o primeiro é o terremoto e o outro é o magma que é expelido.


2-(UEM-PR) Sobre as rochas que compõem a crosta terrestre, assinale a alternativas correta.
a) As rochas sedimentares formaram-se pelo resfriamento e pela solidificação de minerais da crosta terrestre, isto é, o magma.
b) As rochas metamórficas formaram-se a partir das transformações sofridas pelas rochas magmáticas e sedimentares quando sub metidas ao calor e à pressão do interior da Terra.
c)As rochas magmáticas formaram-se a partir da compactação de sedimentos de outras rochas.
 d) Os arenitos e o calcário são exemplos de rochas metamórficas.
e) O gnaisse e o mármore são exemplos de rochas sedimentares.

3- (Udesc) Erosão é o nome dado ao desgaste que as rochas sofrem. Assinale a alternativa que apresenta somente agentes de erosão:
a) Vulcanismo, tectonismo e ação antrópica.
b) As chuvas, os rios, as geleira, os oceanos e mares, e os ventos.
c) Erosão pluvial, fluvial, marinha e eólica.
d) Abrasão, deposição e sedimentação.
e) Fatores internos e externos.

4- O que é chorume:
a) Substância obtida pela decomposição de vegetais;
b) Substância obtida pela decomposição de cadáveres e lixos;
c) Sustância obtida pela decomposição de plástico somente;
d) Substância produzida somente pela população rural.

Atividades (correntes geográficas/ Determinista, Possibilismo, Nova e Crítica).

1- Qual é a ideologia da corrente determinista:
a) O homem é dependente dos aspectos e fenômenos naturais, não sendo capaz de superá-los.
b) O homem não é dependente dos aspectos e fenômenos naturais.
c) Que o homem que habitam as regiões mais quentes são mais inteligentes do que os das áreas mais frias.
d)Que o homem consegue prever e evitar os fenômenos naturais(ex: terremoto)

2-Qual é a ideologia da corrente do possibilismo:
a) O homem é dependente dos aspectos e fenômenos naturais, não sendo capaz de superá-los.
b) O homem não consegue transformar a natureza para o seu próprio benefício.
c) O homem tem as condições necessárias para se adaptar à natureza e transformá-la para o seu próprio benefício.
d) Que o homem que habitam as regiões mais quentes são mais inteligentes do que os das áreas mais frias.

3-Qual é o objetivo maior da Nova Geografia:
a) O homem é dependente dos aspectos e fenômenos naturais, não sendo capaz de superá-los.
b) O homem tem as condições necessárias para se adaptar à natureza e transformá-la para o seu próprio benefício.
c)É de construir uma geografia universal, uma geografia que pudesse ser entendida por todos.
d) É de construir uma geografia para poucos.

4-Qual é o objetivo da geografia crítica:
a) O homem tem as condições necessárias para se adaptar à natureza e transformá-la para o seu próprio benefício.
b) O homem é dependente dos aspectos e fenômenos naturais, não sendo capaz de superá-los.
c) É de construir uma geografia universal, uma geografia que pudesse ser entendida por todos.
d) É mostrar que os acontecimentos e decisões não se dão por acaso, mas por uma intenção.

5-(UFCE) O conhecimento geográfico, assim como o de outras ciências, pode servir como suporte à ação do Estado e de grupos econômicos na organização ou dominação dos espaços. A escola geográfica que mais serviu como justificativa ao colonialismo é denominada:
a) crítica;
b) teorética;
c) racionalista;
d) possibilista;
e) determinista.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Regiões do continente africano (atividade na sala de aula)


TEMA: Regiões do continente africano
PROFESSOR: Thiago Alves
DISC IPLINA: Geografia

INTRODUÇÃO

O assunto apresentado irá mostrar que a África possui características específicas do Norte, do Centro e do Sul; onde o aluno irá contemplar essas realidades diferenciadas.

TAREFAS

1ª Separar a sala em três grupos;
2ª Fazer uma pesquisa escrita sobre a região selecionada para o seu grupo( abordar  os seguintes itens:vegetação,relevo, guerras,IDH, Hidrografia e etc);
2ª Selecionar imagens dos itens pesquisados;
3ª Montar Power-Point do assunto pesquisado, com a parte escrita e as imagens.

PROCESSOS

Fazer o trabalho em Power-Point para entregar para o professor.

RECURSOS

Livros: Geografia Interativa (autor: Lessa); almanaque Abril(vários anos).

AVALIAÇÃO

O trabalho será avaliado de zero a dez.

CONCLUSÃO

Concluímos que está pesquisa ajudará o educando a compreender melhor a realidade mais específica de cada região da África.

Destruição das vegetações naturais do Brasil (atividade na sala de informática)

TEMA: Destruição das vegetações naturais do Brasil
PROFESSOR: Thiago Alves
DISC IPLINA: Geografia

INTRODUÇÃO

O assunto abordado enfoca que alguns indivíduos possuem uma consciência muito individualista de somente o “eu conseguir lucro sem se importar com a forma”, assim buscam na destruição da natureza uma forma de acumular capital.

TAREFAS

1ª Fazer uma pesquisa escrita sobre a destruição das vegetações brasileiras;
2ª Selecionar imagens dessa destruição;
3ª Montar Power-Point do assunto pesquisado.

PROCESSOS

Fazer o trabalho em Power-Point  para entregar para o professor.

RECURSOS

Livros: Geografia Interativa (autor: Lessa); almanaque Abril(vários anos).

AVALIAÇÃO

O trabalho será avaliado de zero a dez.

CONCLUSÃO

Concluímos que está pesquisa ajudará o educando a compreender melhor os motivos que impulsionam a destruição das coberturas vegetais naturais do nosso território.

Brasil: energia II (atividade na sala de informática)


TEMA: Brasil: energia
PROFESSOR: Thiago Alves
DISC IPLINA: Geografia

INTRODUÇÃO

O assunto abordado mostra que o Brasil possui uma grande variedade de recursos energéticos que são: hidroeletricidade, energia nuclear e energias alternativas (eólica e solar) (obs: existem outros recursos que já foram citados).

TAREFAS

1ª Fazer uma pesquisa escrita sobre as fontes energéticas citadas na introdução;
2ª Identificar de que lugar elas são produzidas.
3ª Pesquisar os riscos que uma usina nuclear pode causar a população em caso de vazamento de material radioativo.

PROCESSOS

Fazer o trabalho de maneira manuscrita para entregar para o professor.

RECURSOS

Livros: Geografia Interativa (autor: Lessa); almanaque Abril(vários anos).

AVALIAÇÃO

O trabalho será avaliado em duas partes; a escrita e apresentação, cada uma valendo a nota de zero a cinco (sendo somada uma nota de zero a dez).

CONCLUSÃO

Concluímos que está pesquisa ajudará o educando a compreender melhor o potencial energético que o nosso país detém em seu poder, a localização em nosso território onde esses recursos energéticos são produzidos e os riscos que uma usina nuclear pode causar a várias pessoas em caso de vazamento de material radioativo.